Não me supreendeu

O resultado da partida de ontem não me surpreendeu. E não deveria surpreender a ninguém que entende um mínimo de futebol.

Ora, um time que joga com 3 volantes – sendo um deles Edinho Pancada – e apenas 1 atacante (não, por favor, não acreditem na mentira contada por Muricy de que Márcio Araújo estava jogando de meia e que Diego Souza jogava de atacante) não pode ter muita sorte no resultado. A vitória nesse caso é exceção. Quem tem vontade de vencer coloca em campo no mínimo uma equipe com 2 meias e 2 atacantes – o velho e bom 4-4-2 – ainda que não tenha em seu elenco jogadores de qualidade para o setor. Muricy, pelo jeito, não tem tanta vontade. Prefere a formação que chamo de “heróis da resistência”. É adepto da filosofia “todo grande time começa por um bom volante”.

O palmeirense provavelmente está crucificando o atacante Robert. De fato o jogador é medíocre. Isso é indiscutível. Há quem diga que os atacantes Souza e Bill do Corinthians são melhores. Meu Deus, exclamação. É de se pensar. Mas apesar da mediocridade de Robert, não se pode ignorar a velha teoria que diz que o culpado é quem contrata o jogador, ou seja, a diretoria do Palmeiras.

Por falar na diretoria, o Professor Belluzzo, antes figurinha recorrente nos programas esportivos, principalmente quando o Palmeiras era líder do campeonato brasileiro, simplesmente sumiu da mídia. Só há duas explicações: ou está levando a sério a suspensão imposta pelo STJD ou então está evitando aparecer com medo de ser indagado a respeito dos grandes atacantes que havia 2 meses prometia que iriam aparecer em breve no Palmeiras.  Sou mais a segunda opção.

Amanhã talvez ele dê o sinal da graça para aplicar mais um dos seus “remedinhos contra crise”, especialidade da sua gestão. Vou dar uma de Robério de Ogum e tentar adivinhar o que a diretoria do Palmeiras vai plantar na mídia para acalmar os ânimos da exigente, porém facilmente iludida torcida: (a) “Belluzzo viaja atrás de Valdivia”; (b) “Siderúrgica chinesa e empresários italianos pretendem colocar Messi no Palmeiras”; (c) “Obras da Arena começam no próximo mês” (nessa, 80% dos palestrinos vão acreditar); d) “Palmeiras não desiste de Kleber Gladiador”.

Na minha modesta opinião o Palmeiras contratará nos próximos dias o atacante Kieza, atualmente encostado no Fluminense. E olhe lá.

A diretoria tem grande parcela de culpa pelo que está acontecendo com o Palmeiras. Os erros são muitos. Planejamento zero, “reforços” medíocres, incompetência para contratar jogadores, mentiras e mais mentiras, enfim, são vários os motivos para responsabilizar a diretoria comandada pelo Professor Belluzzo pelos vexames que o Palmeiras vem passando e pelos que o time provavelmente vai passar neste ano.

Contudo, muitos estão se esquecendo de também atribuir parcela de culpa ao Sr. Muricy Ramalho, que, embora nitidamente retranqueiro e medroso, vem sendo bastante poupado de críticas pela imprensa especializada.

Ora, é inegável que Muricy vem contribuindo e muito para agravar a situação do Palmeiras. Suas escolhas, suas indicações, suas escalações. Muricy erra simplesmente em tudo. O próprio Robert foi Muricy quem indicou. Edinho também.

O jogo de ontem é outro exemplo que não pode ser ignorado. Muricy entrou em campo contra o todo poderoso São Caetano com 3 volantes e apenas 1 atacante. Ou seja, demonstrou medo ao adversário e naturalmente o chamou para o ataque. Resultado: a equipe do ABC acuou o time alviverde no seu campo e acabou fazendo 3 x 0 ainda no 1º tempo.

Mas o pior ainda estava por vir. Perdendo em casa de 3 x 0, todos imaginavam que Muricy Ramalho iria voltar do intervalo com um time mais ofensivo. Todos menos eu. Acertei em cheio. Muricy Ramalho não teve vergonha de trocar o único atacante por outro, colocando, assim, toda a culpa em Robert. Manteve seus 3 volantes, inclusive Edinho, que não serve para outra coisa que não dar pontapé. Aliás, hoje o Palmeiras é Edinho e mais 10.

Resultado óbvio: goleada do São Caetano.

Os defensores de Muricy podem alegar que ele não tem jogadores para o setor ofensivo. É verdade. Mas pelo que Muricy já mostrou no Palmeiras, mesmo que ele tivesse à disposição Adriano, Ronaldo, Fred, Luis Fabiano e seja lá mais quem for, ainda assim jogaria com apenas 1 atacante.

Por tudo isso tenho duas conclusões: a primeira é de que Muricy Ramalho não deve resistir por muito tempo, até porque ninguém correrá por ele; e a segunda é de que este ano (e sabe lá por quanto mais tempo) a alegria do palmeirense só pode vir do eventual fracasso corintiano no ano do centenário.

Anúncios

16 Comentários

Arquivado em Palmeiras, Paulista

16 Respostas para “Não me supreendeu

  1. Zhu Sha Zang

    Eu concordo em tudo, mas a dor de cabeça que tô agora me leva a uma dúvida caro “blogueiro”.

    O que pode ser pior. Uma SEP com time bom, talvez ganhando títulos mas com a dívida crescendo, ou uma SEP com o “time” que tem agora, mas com controle dos gastos visando balancear a conta e não viver de ilusões como grandes clubes por aí? Vide SANTOS, SPFC, Flamengo.

    Eu, particularmente, não sei a quantos ($$$) anda o caixa do Palmeiras,
    mas claro que deveria estar nos planos ganhar o brasileiro do ano passado e garantir investidores este ano. Entretanto por sorte/azar/burrice perdemos tudo ano passado. E estamos sem grana. Cabe a diretoria planejar e como um bom economista que temos na presidência gerir em direção ao pagamento de todas as dívidas. Não sei se realmente estão fazendo isso, mas é nisso que quero acreditar. Como universitário, que hora ou outro toma textos sobre contabilidade, gerência e economia nas mãos, acredito que devamos tomar passos para tras (espero que sem rebaixamentos) e dar muitos outros para a frente no futuro. Não há crescimento sem sacrifícios.

    Porém, repetindo. Não sei dos fatos internos. Tô aqui no interior de São Paulo, torcendo e sofrendo para que isso seja a verdade e que nosso futuro seja novamente grande e glorioso.

    Tomara que não seja mais um ILUDIDO.

    att

    P.S.: Da-lhe BOTOFAGO!!!!! Ao menos uma alegria nesta noite sem graça.

    Zhu. Sei dos problemas financeiros do Palmeiras. Mas não fui eu que prometi uma grande equipe neste ano. Nem fui eu que prometi dois grandes atacantes há pelo menos 1 mês. Os responsáveis precisam começar a reconhecer seus erros e parar de falsas promessas. Outra coisa. Problemas financeiros todos os clubes possuem. Isso não justifica os vexames que a diretoria do Palmeiras vem proporcionando.

  2. Moises

    Enquanto tivermos Cipullo e Cecilio (bela sugestão para uma dupla sertaneja) comandando o futebol no Palmeiras, não vejo nem de longe chances de titulo.
    É torcer mesmo para a vergonha não ser maior.
    Tinhamos 4 atacantes: Vagner Love, Ortigoza (que nunca jogaram juntos e poderiam dar certo), Obina (que é grosso mas um bom reserva) e Robert que é um cone e só fez gols no ano passado porque o Ortigoza também era bom nos lançamentos para a área. Pois bem, hoje temos apenas 1 atacante e a diretoria vai exatamente no Paraguai buscar outro atacante que custa 4 vezes mais do que o Ortigoza.
    Me desculpem, mas é muita incompetencia para o meu gosto.
    E não venham com essa de tirar o Muricy agora, pois nenhum técnico disponivel no mercado vai encarar essa barca furada, exceto o Jair Picerni, é claro….

    Moises. 1º Pq a torcida insiste em poupar o Professor Belluzzo? 2º Do fundo do coração, sou mais Jair Picerni.

  3. Luiz Antônio

    ASSINO EM BAIXO!!! TUDO O QUE EU GOSTARIA DE DIZER (E MAIS ALGUNS PALAVRÕES)!!!

  4. Zeca, o Passarinho Tricolor

    Fiquem calmos por favor, domingo que vem o Muricy cai…aí tchau belo. Homem Aranha segunda-feira faça uma rifa aí no Bixiga, do sapato branco do Jorginho (aquele do casamento) se é que ainda ele tem, a fim de arrumar a grana da multa do contrato.
    Em tempo: pode contar com cinco páus do Velho Tota.

  5. André Ricardo

    Engraçado, mas essa mesma equipe, com o Obina e o Ortigoza no ataque, era líder do brasileirão e goleou o Corinthians por 3 a zero, lembram ?

    Será que o Obina e o Ortigoza eram tão melhores que o Robert e o Lenny ?

    Ah, o treinador era outro, mas hoje temos o melhor do Brasil, o treinador boleiro!

    André. Obina e Ortigoza estão longe de serem craques, mas são 1000 vezes melhor que Robert e Lenny.

  6. Luiz Carlos

    Consolos: 1ºdeles; o sofrimento acaba domingo. (Nova porrada e bye Muriçoca.) 2º: Corintinha tá se achando por ganhar de 3 do vento, é outro que não vai a lugar algum (aguardemos só o 1º joguinho da “sulamericana” de grife.

  7. Bandeirante

    Resultado normal: S. Caetano 4 x 1 Palmeiras. Reação desproporcional. Queriam o quê? Parecem torcedores do Flamengo, reclamando do elenco.

  8. LEONARDO PRATES

    Acho que vão demitir diretoria e comissão técnica.
    E para o próximo tecnico poderiam apostar no Antonio Carlos, técnico do azulão.
    O que acham?

  9. eu concordo em tudo principalmente em dizer que a culpa maior do seu bolozer que mell dells consegui fazer do palmeiras um vergonha so deixou cipullo rejeita macnelly torres ,juam cuevas,simplesmente por diferenças com o representate dos jogadores e quem mais sofre com isso e o clube e a torcida estou muito tenso pra restante do ano

  10. o palmeiras conseguiu ser mais mediocre que o time do sao caetano,mel dells que foi que disse que o pierre era jogador de futebol nao tem qualidade nemhuma nao sabe sair jogando,nao chega no ataque,defende com dificuldade,nao e jogador para clube grnade e pensa que ja tivemos no meio mazinho,zinho, e outros volante de habilidade sinceramente o belluzzo e a maior decepçao do futebol contratou um tecnico por 400 mil por mes,trouxe um jogador de serie b por 350,inflacionou o elenco dando aumento para o craque pierri,para cleiton xavier e outros jogadores sem falar nas limitaçoes do elenco que os senhores dirigente insistem em dizer que e qualificado so eles veem isso ja chega por que ja ta me dando um crise estomacal tamanha a ira que estou sentindo neste momento

    • El Loco, pra contrariar

      caro ‘bambi’, até ontem vcs falavam que o hernanes não servia para ‘porra’ nenhuma, qdo falar do pierre ‘limpa’ a boca, o cara joga muito sim. Até agora vcs não ganharam, como tb não vão ganhar nada, onde vcs pensam q vão chegar, ao nada. Foi o tempo q vcs ganhavam alguma coisa, ultimamente na libertadores vcs não conseguem sequer do fluminense, quem dirá do gremio (vcs são freguês). E por falar em libertadores vcs ganharam de quem até agora, daquele timinho do méxico que veio até aqui com 3 titulares e ainda deram um soador. Menos ‘bambi’, menos. Hj vcs tem o barueri de quem vcs são freguês, a sorte de vcs é q o val baiano (aquele q não pode jogar contra vcs) não está mais no time.

  11. Cajuru

    Calma gente, as coisas vão mudar, vem ai Lincon e Everton (não sei se é assim), ai só vocês vão ver, esses sim são craques Meuuuuuuuu Deusssssssssss.

  12. Cajuru

    Primeiro reforço do Palmeiras pós goleada.

    TCHAU MURIÇOCA (DEMITIDO)

    • El Loco, pra contrariar

      ‘gambá’ muita calma nessa hora, a libertadores esta aí para confirmar, aquele tecnico q vcs tem tb não entenda nada.

  13. careca

    antonio carlos é tecnico? achei que era ex jogador….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s