Peroba neles

Nesta semana os (quase ex-) jogadores Ronaldo e Roberto Carlos manifestaram na imprensa o interesse em participar da Copa do Mundo pela seleção brasileira.

Ronaldo

Deixem o Dunga tranquilo. Na hora certa, se tudo der certo, eu estarei na Copa. Qualquer pressão é ruim, tira o foco. Se eu não estiver lá na Copa é porque eu não mereci. E vou torcer muito pelo Brasil.”

Roberto Carlos

Se chegar em maio e o Dunga pensar: ‘Vamos botar mais experiência na Seleção’, vamos lá. Perdi duas Copas do Mundo, mas ganhei outros títulos. Perdi só 16 de 147 jogos. Minha história está lá. Voltar seria muito bonito.”

É incrível a petulência de ambos os jogadores, sobretudo do lateral Roberto Carlos. Depois de tudo o que fizeram (ou não fizeram, dependendo do ponto de vista) na última Copa do Mundo, depois da total falta de comprometimento demonstrada, enfim, depois do vexame pelo qual passou a seleção brasileira por culpa deles (e de alguns outros tantos, inclusive de jogadores que devem atuar na África do Sul), somos obrigados a nos deparar com tamanha ousadia. Ou será falta de vergonha na cara, interrogação. Como diz Osmar Lins, peroba neles, exclamação.

Mas não é só por conta do futebol apresentado na última Copa do Mundo que Ronaldo e Roberto Carlos não devem ser convocados. Futebol é momento e a verdade é que os jogadores não apresentam condições de participar de uma competição de tão alto nível.

Ronaldo até tem condições técnicas, principalmente se for comparado com alguns nomes que estão próximos da Copa do Mundo. Nilmar é um exemplo. É até um bom jogador, porém não impõe respeito nos adversários. Não tem nome. É jogador do inexpressivo Villarreal. Na minha opinião não é jogador de seleção. Só está lá em razão da escassez de bons valores. Contudo, Nilmar tem um diferencial em relação a Ronaldo. Tem condições físicas de atuar, algo muito importante numa competição como a Copa do Mundo. Ronaldo, roliço do jeito que está, não passa confiança para a comissão técnica.

Já Roberto Carlos é o contrário: até tem condições físicas para jogar, porém no aspecto técnico fica devendo. E muito. Ora, convenhamos que Roberto Carlos não apresenta com regularidade um bom futebol desde que foi eleito, com todos os méritos, um dos melhores jogadores do mundo. Desde então vem jogando apenas com o nome, graças a mediocridade alheia. E na seleção, naquilo que interessa, foi só decepção. Apesar de se gabar de ter perdido apenas 16 dos 147 jogos em que atuou pela seleção, as Copas de 1998 (a da famosa furada de bicicleta) e 2006 (a do meião) não saem da memória dos brasileiros que têm um mínimo de rancor.

Roberto Carlos ainda tem outro agravante. Sem humildade para reconhecer que sua atuação na Copa de 2006 foi pífia, devido as críticas que recebeu (me ajuda aí Galvão) o jogador afirmou que nunca mais jogaria pela seleção brasileira. E de fato nunca mais foi convocado. Não só porque não queria mais vestir a amarelinha (como se dependesse apenas dele jogar ou não). Não foi mais chamado porque não dava mais para enganar apenas com o nome. Roberto Carlos deveria falar menos e  jogar mais. Já está no Corinthians há 2 meses e até agora não justificou o salário milionário que recebe. A condição de titular não é nenhum mérito, pois até Armero seria o preferido com Escudero no banco. Seu lance mais marcante foi a expulsão em menos de 10 minutos no clássico contra o Palmeiras. E ainda diz que pode ajudar na seleção pela sua experiência.

E mais. Apesar do forte apelo da ala alvinegra da imprensa,  não acredito que Dunga irá convocá-los. Salvo algumas exceções, sendo a última delas a convocação do medíocre Gilberto, o técnico vem demonstrando ao menos uma certa coerência. Convocar Ronaldo e Roberto Carlos de última hora culminará na quebra da confiança existente entre o técnico e os demais jogadores que sempre estiveram ao seu lado. Eu já não acredito no atual grupo. Se chamar os dois encostos é fracasso na certa.

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Polêmicas, Ronaldo, Seleção

4 Respostas para “Peroba neles

  1. Carcamano

    Paulista é muito engraçado: Ronaldo e Roberto Carlos ….

  2. daniel

    tomare q nao passe da primeira fase

  3. Cajuru

    Meu amiguinho nada imparcial!!!
    Em se tratando de olho de peroba, de uma olhada no que seu glorioso e inquestionável técnico, aquele que colocou 3 volantes para segurar a “bela vitória” contra o Flamengo do Piaui, em sua humildade de pessoa falou ao globoesporte.com.
    “EU SOU BOM PRA CARAMBA”, pois é ficou provado no jogo passado não é mesmo???

  4. Pingback: Libertadores em sinal de alerta « Blog dos Avallone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s