“Flumifogo, a fusão do século”

Pela simples leitura do título o leitor pode estar imaginando tratar-se de mais um “frankenstein” na atual linguagem coloquial praticada no Brasil, ou mesmo algum tipo novo de abreviatura dos internautas. Nada disso. Trata-se de uma proposta de fusão entre dois dos maiores clubes de futebol do Brasil e do Rio de Janeiro: o Fluminense e o Botafogo.

Antes que os saudosos João Saldanha e Nelson Rodrigues sacudam seus túmulos, e de ser linchado por tricolores e alvinegros mais exaltados, gostaria de lembrar que tanto um como outro já foram produto de mudanças no século passado. O Fluminense originou o Flamengo (1911) e o Botafogo Futebol fundiu-se com o Clube de Regatas (1942). Portanto, até aí, nenhuma novidade. Pelo contrário, estar-se-ia criando um clube com o maior patrimônio de conquistas de Campeonatos Cariocas (48), dois títulos de campeão brasileiro, sem falar nos torneios nacionais conquistados que eram considerados, à época, autênticos campeonatos brasileiros, como é o caso do Rio-São Paulo e Roberto Gomes Pedrosa. Nasceria também um clube com uma imensa torcida, podendo fazer frente quase a “um” Vasco da Gama, por exemplo.

Mas por que razão levantar esta proposta que seguramente causará reações apaixonadas e uma polêmica futebolística muito além do Rio de Janeiro? A resposta é muito simples e pragmática. Em São Paulo, cidade mais rica do Brasil, com quase 12 milhões de habitantes, estão sediados apenas três clubes: São Paulo, Corinthians e Palmeiras. No Rio de Janeiro, que é apenas a terceira economia do país e com a metade de habitantes de São Paulo, estão quatro clubes: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Não pode dar certo.

O futebol moderno está intimamente ligado aos grandes grupos econômicos e inafastavelmente ao marketing esportivo. Assim, o modelo brasileiro de gestão não resiste a uma matemática diferente da rivalidade existente na maioria das capitais brasileiras, cingida a dois e a, no máximo, três clubes de futebol. Vide os exemplos de Porto Alegre (Inter X Grêmio), Belo Horizonte (Cruzeiro X Atlético), Curitiba (Coritiba X Atlético, e mais recentemente o Paraná, produto da fusão entre o Colorado e o Pinheiros, em 1989), Florianópolis (Avaí X Figuerense), Goiânia (Goiás X Vila Nova), Salvador (Bahia X Vitória), Recife (Sport X Náutico, com o Santa Cruz na série D). Tais exemplos provam que quase sempre predominam os clubes de grandes torcidas que, obviamente, atraem os grandes patrocinadores, em detrimento dos demais.

No Brasil, para ficar apenas nos clubes tradicionais, são pelo menos 12! Os quatro do Rio, capital, os quatro do estado de São Paulo, os dois de Belo Horizonte e os dois de Porto Alegre. Haja torcida e recursos para tantos clubes! Fosse a metade deles a predominar, certamente estes clubes seriam mais fortes financeiramente e dificilmente veríamos a emigração de jovens talentos para o futebol do exterior. No berço do futebol, Inglaterra, são apenas quatro ou cinco clubes dando as cartas; na Espanha, menos ainda, dois; na Itália, três ou quatro; e mesmo na Argentina, são apenas cinco.

Voltando ao Rio, é preciso regredir um pouco no tempo para melhor entender o que se passa na terra do samba. Com o advento do Estádio do Maracanã, em 1950, o futebol carioca, que, na condição de Capital da República, à época, já era referência, acabou por impor uma hegemonia e influência nacional que perdurou até o final do século passado. Esta foi, sem dúvida, a grande razão e a mola propulsora para que os quatro grandes do Rio se mantivessem, ou melhor dizendo, sobrevivessem até agora, com torcedores espalhados por todo o país.

Entretanto, constata-se, a partir da última década, principalmente a partir da era de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, um franco declínio dos clubes cariocas, não apenas se comparados aos grandes de São Paulo, que se estruturaram, mas em relação a vários outros clubes do Brasil. Os melhores profissionais do Rio de Janeiro migraram para outras capitais, especialmente a paulista.

No futebol moderno não se vive apenas de história e de glamour. Trata-se de um negócio, um grande negócio, e não há mais espaço para amadores. Amor à camisa de Félix, Pinheiro, Assis e Rivellino, pelo Flu, e de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho e Paulo Cesar pelo Bota, são coisas do passado.

A decadência é visível: o Flamengo, depois de 17 anos de jejum, caminha para a sua sexta conquista no atual campeonato brasileiro, muito mais em função da incompetência dos paulistas Palmeiras e São Paulo, do que por seus próprios méritos. O Vasco da Gama comemora a sua saída da Série B e a dupla Botafogo/Fluminense, entra ano, sai ano, tenta permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Lembrando que o Fluminense estava na Terceira Divisão em 1999 e o Botafogo na Segunda em 2003. É muito pouco para o futebol carioca.

A fusão Fluminense-Botafogo criaria um equilíbrio bem maior entre as forças futebolísticas do Rio de Janeiro, não apenas entre quantitativo de torcidas mas, principalmente, em patrocínios e sustentabilidade. Laranjeiras e Botafogo são bairros vizinhos. Tanto as sedes das Ruas Álvaro Chaves e General Severiano são históricas e podem continuar a abrigar sócios e treinos do Flumifogo. O Estádio Olímpico (Engenhão) seria melhor utilizado e o uniforme tricolor passaria a ostentar o símbolo da estrela solitária.

Utopia? Que nada, isto é pragmatismo puro e estou certo que alvinegros e tricolores não agüentam mais tanto sofrimento. O Campeonato Carioca passaria a ter mais clássicos de milhões e a ser um laboratório bem mais eficaz para enfrentar o Campeonato Brasileiro cada vez mais profissional. Nasceria não apenas um grande clube, mas um gigante: o Flumifogo de Futebol e Regatas!

Este artigo foi escrito por um leitor do Globo, Délio Cardoso (jornalista, advogado e botafoguense), e publicado no site do jornal em dezembro de 2009

Nota do Blog: essa ideia despretenciosa também, por coincidência, já partiu deste blog e fomos muito criticados por torcedores dos clubes envolvidos; já a matéria acima foi feita por um torcedor botafoguense; por isso a publicamos; para mostrar que existem outras pessoas, inclusive torcedores dos próprios times, que partilham da mesma ideia.

Anúncios

110 Comentários

Arquivado em Botafogo, Carioca, Fluminense

110 Respostas para ““Flumifogo, a fusão do século”

  1. Neto paraguaio

    Sem dúvidas, é a única alternativa para a salvação do futebol carioca. Daria até um time razoável para disputar a Copa do Brasil ou Sulamericana. Esses Avallone sempre dando o que falar. Me ajuda aí, passarinho…

    • Tiago

      nao enfia essa proposta no cuh seu idiota fdp!

      Vai falar merda na casa da puta da tua mae!!

      O botafogo vai sair dessa e vao esfregar na tua cara! jornalistazinho de merdaa!!

      • Sidney Sheldon

        No dia que o Botafogo sair da merda eu começo a comer merda… Acordo botafoguense e demais cariocas. A situação aí é irreversível. O futuro do Brasil é aqui o Acre.

      • Rodrigo

        Comentário realmente muito infeliz,vc deveria respeitar a história tanto do Botafogo quanto do Fluzão.Com o tempo vc descubrirá que se trata de uma bobagem sem tamanhos o que o senhor escreveu num dia de estrema falta de inspiração.O Fluminense ,meu caro, esta fadado a eternidade desde que foi criado.

      • Sidney Sheldon

        Infeliz é quem torce para o Fluminense e mora no complexo do alemão.

      • Douglas

        Essa é uma PUTA idéia… Botafogo e Fluminense vão viver essa vida de sempre escapar do rebaixamento!

    • Rafael

      Amigo, está falando de dois dos mais tradicionais clubes do país. Quem está pedindo pra ser salvo? Salvo do quê? A poluição te deixou maluco, meu filho?

    • trt

      nunca li tanta besteira junta.
      primeiro se for assim aonde alt mg e cruzeiro são força de minas ? em MG tem mais torcedores do futebol carioca do q de minas….
      o fluminense foi o segundo time q mais levou gente ao estadio em 2009 perdendo apenas p o flamengo..
      resumindo o SP pode ter mais habitantes, mas so pensam em trabalhar. nem gosta de futebol.
      o RJ eh a terra do futebol , aonde sera a sede ?

      O objetivo não é ser bairrista. Jornalismo Futebol Clube. De qq forma, vc é piadista.

    • kleber Ruy

      VC É UM JORNALISTA DE MERDA….VAI SER COMEDIANTE SEU BABACA!

    • Fillipe Ferreira

      Rapaz, você está defecando pelos dedos. Gostaria de saber qual foi a universidade que lhe concedeu o diploma de jornalista, porque você além de escrever mal, é um bairrista da pior qualidade.

  2. moises

    não gostei da idéia , pra mim , o único problema (problema ?) do brasil ter 12 times , é que aqui é mais difícil conquistar vaga na libertadores (5 vagas pra 12 times) na argentina por exemplo , são 5 vagas para 5 times

    esse tipo de situação , facilita para o boca ter 5 libertadores , o independiente ter 7 libertadores

    não é pq os times de lá são melhores em libertadores , a questão é que eles tem mais oportunidades

    • Douglas

      Mas o cara não ta falando de Libertadores… ta falando do BOTAFOGO E FLUMINENSE NUNCA GANHAR MERDA NENHUMA!!!!

  3. alan

    Avallone em BH sao 3 times!América,Atletico e Cruzeiro!aqui América x Atletico eh considerado o classico das multidoes e AMERICA X CRUZEIRO TB EH CLASSICO!

  4. junior

    vc torce pra que time avalone?? sai fora dessa lama , quem sabe vc pode virar um bom comentarista ou quem sabe até um jornalista de verdade

  5. Cesar

    Por favor, respeite o Botafogo!!!!!!! Lave a boca antes de falar do Glorioso. Vc consegui o que queria, polemizar. Agora vc já consegui aparecer!

  6. Luiz Moura

    Quem escreveu isso nao sabe o minimo da historia dos dois times envolvidos.

    Esse texto mais parece uma piada, ou voces acham que vao fazer uma fusao parecida com a que fizeram com o Parana Club entre Botafogo e Fluminense??

    O autor esquece que na mesma situacao em que se encontra Bota e Flu, tambem estao VARIOS grandes times do futebol brasileiro. E quanto a isso? Fusao tambem?!

    • Sidney Sheldon

      Luiz, esse é o problema de vcs. Vivem da história. Quem vive de história é professor de história. E a ideia do Avallone está errada. Uma fusão de Botafogo e Fluminense resultará no clube com maior dívida do mundo. Olhem para o Internacional e babem cariocada. O Inter tem uma grande torcida aqui no Acre.

  7. David85

    Jamais isso acontecerá, pois “a torcida do Botafofo é uma fortaleza e jamais se renderá”. Se tal comentário é de um botafoguense(acredito que não), ele apenas torce, mas não ama, não sofre, não tem a alma preto e branco. O problema dos paulistas, é que acham que tem a solução para tudo, é verdade que possuem um poder econômico infinitamente superior aos times carioca, mas não entendem e nunca vão entender, como é glamuroso, mesmo nos tempos atuais, ir no maraca torcer pelos cariocas. A torcida é diferenciada, o estádio é diferenciado, sendo que, ao redor do mundo, todos lembram do Garrincha, Jairzinho, Gerson, Nilton santos do Botafogo, Zico no flamengo, entre outros.
    Então porque não pedem para que o Santos se una a uma decadente portuguesa( mesmo sediado na capital e Santos no interior, heim?????)..isso é besteira, jamais os verdadeiros torcedores do glorioso, e até mesmo os torcedores do Fluminense, concordariam com tal hipótese.
    O que realmente falta aos times cariocas, são profissionais qualificados, e não pessoas amadoras comandando os times. Garanto que pessoas qualificadas nos cargos, outro rumo terá os times do Rio de Janeiro (que possuem torcida em todo o Brasil e no Mundo). Portanto, a solução não é uma fusão, mas sim dirigentes qualificados para comandar, ou seja, temos que ter o fim do amadorismo.
    “E NINGUEM CALA ESSE NOSSO AMOR”

  8. Fábio Maia

    Nunca tinha lido tanta besteira!!
    É inadimissível um jornalista,que ainda se diz botafoguense,escrever uma asneira dessa…

    • Neto paraguaio

      Inadmissível mesmo é escrever “inadimissível”. Eita cariocada burra, sô.

      • Sidney Sheldon

        Neto, carioca burro é redundância. Assim como carioca biscate, carioca vagabundo, carioca bandido, etc. Viva o Acre, o melhor IDH do Brasil.

      • Rodrigo

        Carioca burro é sua mãe ,seu idiota o RIO é o berço de grande parte da cultura deste país.

      • Sidney Sheldon

        Vamos aos exemplos: Bonde do Tigrão, Tati quebra-barraco, Trio Los Angeles, MC Serginho e Lacraia, Mulher Melancia, e por aí vai.

      • Júlio Koenigkam

        Sidney Sheldon, indio viado com nome de gringo…

        Já ouviu falar de Paulinho de Viola, Ivan Lins, Tom Jobim, Chico Buarque?

        É bom reclamar com as rádios aí da selva que só tocam o funk…

  9. carlos alexandre

    Avallone, voce é um grande babaca, um jornalista fraco, apresentador de um programa de televisao sem expressao, fora da grande mídia futebolistica, o que voce fala, nao tem importancia nenhuma, até porque voce é uma latrina ambulante, fala merda até dormindo…entao antes de falar do Fluminense, pense dua vezes e cale sua boca, seu merda

  10. Vinicius

    torcedor do botafogo fala isso pq nao ganha nada e paulistas tem que começar a deixar de ser mais recalcados para falar do rio de janeiro , paulistas vão tudo morrer com as enxentes

  11. Framengo

    Meu Deus… como esses retardados podem escrever num blog???

  12. jose wilson

    Paulistano é despeitado mesmo, isso é consequencia de não ter mar lá, quem sabe com aquescimento global o nivel do mar sobe até lá?

    • Neto paraguaio

      Olha o outro tonto aí, que fugiu da escola para ir ao mar.

      • Sidney Sheldon

        Fora que se o mar chegar até SP significa que o Rio estará submerso, ingual o Jardim Pantanal. Seria lindo.

    • Rodrigo

      Paulista é uma cambada de pessoas frustradas por não morrar no RIO.

      • Sidney Sheldon

        Por isso moro no Acre. Vejo o sofrimento de vcs pela TV e só dou risada. E assisto a novela das 8 às 5h.

      • Neto paraguaio

        “morrar”, do carioquês, significa morar no morro e morrer com uma bala perdida na cabeça.

  13. Descordo totalmente, vc julga os clubes cariocas e ate mesmo a cidade como lixo.”apenas a terceira maior economia do pais”?
    Nos somos a segunda maior e se não fosse o rio de janeiro não teria copa do mundo de 2014 no brasil nem olimpiadas de 2016 no brasil.
    Bando de retardados q não sabem tratar os proprias irmãos de patrimonio.

    • Sidney Sheldon

      “Descordo”. Aqui no Acre até indio não escrevi assim.

      • Um burro falando do outro kkkkkk “Descordo”. Aqui no Acre até indio não (escrevi) assim. kkkkkkk aki no mt indio n escreve assim mesmo kkkkkk!

      • LC MaSTeR

        Engraçado, um cara do acre escrevendo num blog… Jurava que nesse lugar aí praticamente 100% da população era estatística da exclusão digital do Brasil… Mas fala ae, aí vende computador, o pessoal tem internet em casa e tal? Como são os computadores vendidos aí? Os tops ainda são os Pentium 3 1GHz com 64MB de RAM e HD de 10GB? E a internet, já ultrapassaram a barreira dos 128kbps?

      • Júlio Koenigkam

        Não é “escrevi”, índio.

      • Neto paraguaio

        Aliás, no MT só tem índio mesmo.

    • Rodrigo

      Gostei de sua resposta e esses retardados paulistas que vivem chateados por não ter uma praia para diminuir o estresse.

      • Rodrigo

        Somos a segunda maior economia, imagine se tivéssemos o tamanho territorial de São Paulo.

      • Sidney Sheldon

        Se vcs tivessem o território do tamanho de SP seriam o maior polo de tráfico de drogas do mundo.

      • João paulo

        a segunda economia é a de minas gerais

  14. Avallone retardado o fluminense saiu de uma situação quase impossivel em 2009 o botafogo marcou historia na decada de 80 com um time q ganhou o carioca invicto, o flamengo e o atual compeão carioca, enquanto amerda do saão paulo entregou o titulo, o corintias foi rebaixado em 2007, e em primeiro colocado o palmeiras nem para a libertadores conseguiu ir.
    então ve se voce aprende oq e ser um jornalista e não um vagabundo sem cultura e paulistano q so fala merda seu otario!

  15. FOB

    “América,Atletico e Cruzeiro” É Alan, todos sabem como o América mineiro é time grande….hahahahah, q piada.

    Enfim, acho essa idéia a mais infame possivel. O futebol pode não ser movido apenas por paixão, mas também não é movido apenas por numeros financeiros. Enfim, sem menor cabimento uma fusão desse tipo.

  16. FOB

    Continuando, e sobre torcidas…os times cariocas especificamente, VASCO e FLAMENGO tem imensa torcida por todo o Brasil, só sendo superado o Vasco por Corinthians e (talvez) Palmeiras por que a população da cidade sede é infinatamente maior.
    Porém em visibilidade nacional os times cariocas saem na frente, pois tem ampla torcida por todo o país, especialmente estados onde não há concorrencia de times grandes como o RS, SP e MG

  17. Enio

    Quanta abobrinha em… Vc torce para que time mesmo? Antes de escrever pense bem… E pelo ultima contagem de torcedores do rio, o três times estão praticamente empatados (Botafogo, Vasco e Fluminense).

  18. Amauri Oliveira

    Cara apesar de vascaíno e de concordar q os dois times são carentes de titulos de expressão, eu discordo totalmente da idéia, nao tem nexo pela rivalidade, historia, tradição, e pq botafoguenses odeiam o flu e e tricolores odeiam o bota, nao tem menor nexo isso, (mas a verdade é: se juntar os dois nao tem mais titulos q o Vasco.. heheh)

  19. Tulio Maravilha

    Ei Jornalista de merda.Vai Tomar no Cú.

  20. Arthur

    Roberto Avallone a imagem da mídia vergonha brasileira.

  21. Ricardo rubro-negro

    Sidney Sheldon, q porra é essa, só pode ser traveco!PQP!!! tu mora no acre, ops! tu se esconde no acre, e quer falar do rio, vc é um chupa pau d paulista pelo q eu to vendo. porra tu mora com índio, deve se amarrar em ficar tomando flexada dos índios. porra sou naval e quando vou para essas bandas ae do norte as mulheres ficam tudo esperando agente chegar para liberar para os cariocas, ainda falam assim: “cuidado maridos com suas mulheres”. se tu tiver mulher (parece que nao, deve ser um virgem) deve ser corno e quem comeu tua mulher foi um carioca.

    • Rafael

      48 cariocas…
      30 sairiam do Flu. Se fosse botafoguense, também apoiaria…
      Agora, acha um tricolor que apoie. E pra esse pessoal que fala em salvar o futebol do Rio, gostaria de saber de onde é o último representante brasileiro em final de torneios internacionais? Quem é o último campeão nacional? Qual a melhor campanha do “poderosíssimo” Timão na Libertadores? Há quanto tempo o Palmeiras não ganha um título de expressão nacional? Quem tem um estadual mais representativo e com maior público? Qual foi a última vez que um clássico paulista lotou o Morumbi? Onde vai ser a final da copa em 2014? E os jogos olímpicos de 2016? Vão ser aí? Acho que não, né?! Quem mesmo está pedindo pra ser salvo, queridos amiguinhos paulistas?

      • Boa garoto! A essas perguntas ninguém quer responder. Eu quero que me indiquem as paisagens do Acre pra que eu possa visitar.

        Aqui eu indico os pontos mais famosos: Pão de açúcar, Cristo Redentor, Arcos da Lapa, Praias da Z. Sul, Maracanã (aí no Acre tem estádio desse tamanho e com esse conforto? Acho que não!), Teatro Municipal, Lagoa Rodrigo de Freitas, Sambódromo, Museu Imperial, Observatório em São Cristóvão, Corcovado, Pedra da Gávea, Floresta da Tijuca, Ilha de Paquetá, Arpoador, Praias da Barra da Tijuca e Recreio, Fortaleza de São João e Forte Santa Cruz, Aterro do Flamento e etc…

        Falar mal do Rio e do carioca é falar mal de todo o Brasil, pois ainda hoje aqui é o destino número 1 dos turistas estrangeiros. Dá uma olhada nas estatísticas no site da ABIH nacional.

      • Valeska

        Sou carioca, travesti, e não admito falarem mau assim do meu Rio. Aliás, faço ponto em Copacabana (michê $ 30) e faz duas semanas que não vejo ninguém morrer de bala perdida. Paulistada de merda.

    • LC MaSTeR

      aioeuoaieuaoeiuaoeiuaeoiaue

      Imagina os índios lá assaltando os outros com zarabatana, invadindo banco com arco e flecha e tal, e a polícia florestal revidando com aquelas armas de pólvora da época dos conquistadores europeus kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Rafael

    Por esse tipo de opinião que o Avallone trabalha hoje na…
    Onde mesmo, Avallone?

  23. andreyzão

    Vergonha alheia, pela pessoa que escreveu o artigo e mais ainda pelo infeliz que o publicou.

  24. zeca, o passarinho tricolor.

    Esse Rodrigo e Sidney Sheldon estão o tempo todo trocando elogios..! parem com isso…aquí somos fãs do Jornalismo Futebol Clube… balaio de gato será a fusão “Flumifogo”, já imaginaram!!!!!!!!! e fica quieto.

  25. Paula Donner Freitas

    Excelente idéia essa da criação do “Botanense”.
    A fusão de corinthians e palmeiras também seria uma boa idéia. Os 2 são amiguinhos, vivem juntos fazendo eventos, dizem se respeitar e afirmam que inimigo é o SPFC. Se uniram para boicotar o Morumbi, mesmo perdendo dinheiro. Fazem uma rivalidade de comadres e com a fusão dos 2 ficariam só um pouco menor que o SPFC.
    Criação do Botanense e do Palmeirinthians, já.

  26. ZEQUINHAFLU

    Seu bando de filhos da puta, lavem muito bem essas suas bocas imundas, quando forem falar de Fluminense e Botafogo, pois o que observo é que vocês têm muita inveja de nós cariocas, não temos culpa de sermos modernos e estarmos sempre na vanguarda.

  27. JoaoFlu

    Nos ultimos confrontos do fluminense com times paulistas levamos todos. Se o Palmeiras lembra bem nos consolidamos o seu fracasso no campeonato brasileiro com a cabeçada do Fred e o mosaico humano feito pela torcida no maraca. E se os Sao Paulinos viadinhos se lembram bem foi o botafogo quem tirou o titulo deles. O flamengo e o mais recente campeao brasileiro. O fluminense chegou a final da Sulamericana 2009 e da Libertadores 2008. O cruzeiro chegou a final de 2009.

    Por isso cambada de baitola paulista da gay parade acordem pra vida a hegemonia de sao paulo no futebol acabou a muito tempo. Podem esperar que os cariocas vao comer voces vivos em 2010.

    Torcedor do Flu na vitoria e na derrota!

  28. Paula Donner Freitas

    Carioca tá sempre nervoso e xingando, não é?
    Vive revoltadinho pq mora numa cidade que é apenas a terceira força do futebol, depois
    de São Paulo e Porto Alegre. Vive revoltadinho
    pq o estado do RJ está quase perdendo o posto de segunda economia pro estado de MG, ou será que já perdeu? Vive revoltadinho pq segundo pesquisas o homem carioca é o mais chifrado do Brasil, o mais corneado da federação.
    Olha o boi cariocada, kkkkkkkkkkkkkk.

    • Ricardo

      Paula, você tá precisando sentir a “pegada”de um carioca… …ou será que algum carioca comeu a tua bunda e te largou na cama? É bem provável… …mas não fica triste, “meu”… …vcs têm a Ponte estaiada… …orgulho de SP… …vai pra lá e se joga!!

      PS. Deve ser um “sanhaço” essa tal de Paula “Hans” Donner… …rsrsrs… …quantas arrobas você tem, filhinha? Já cumpriu o tempo de engorda? Hihihihihi

      • Paula Donner Freitas

        Carioca sempre acha que toda é mulher é gorda. Vai ver que é pq as mulheres que eles convivem são na maioria gordas. Isso é trauma, é complexo. Mulher bonita no RJ se conta no dedo, é só aquela meia-duzia que pega praia. O resto é tudo mulatinha com cara de funkeira e favelada. Mas tem uma coisa mais feia que a mulher carioca. O homem carioca. O indivíduo carioca do sexo masculino é uma tristeza. Sem falar que são os mais chifrados da federação, kkkkkkk.

  29. AndFlu

    kkkkkkkkkkkkkk….
    É uma das idiotices mais engraçadas que eu já li neste novo ano. 2010 mal começou e já me divirto com as asneiras comentadas por alguns. Tratem de brigar por coisas mais interessantes pessoal. Façam como a bela torcida tricolor fez ao final de 2009: apoiem seu clube o máximo que puderem…e parem de inventar histórias para mascarar suas frustrações.
    O ÚNICO TRICOLOR.

  30. Rubens

    Rapaz, isso não pode ser sério. Você acha que somos empresas privadas, que fazem fusão? Essa idéia é totalmente sem sentido. Acha mesmo que os torcedores dos dois times iriam simplesmente se unir e criar uma única torcida? Outra, o flu foi campeão da Copa do Brasil e Vice- da LA a pouco tempo. Na boa, acho que o senhor não gosta desses clubes, e faz de tudo para menosprezá-los. É uma pena!!!

  31. 6-3-3

    Galera, parem a matança…. Vamos parar de nos degladiar a toa…
    Creio que o escopo aqui é comentar o texto do “jornalista” avallone não é (interrogação)….kkkk
    Pois bem…. Esse sujeito há tempos não vem fazendo “bonito”, não vem fazendo NADA, de fato, tendo sido inclusive dispensado de programas de tv e o escambau… Creio que suas idéias e teorias não interessam muito, portanto… Em tempo… ele é palmeirense, assumido e roxo!! O RJ (estado) é sim o 2 em termos econômicos do país, porém MUITO atrás de são paulo (menos da metade da produção de riquezas)… mas isso não justifica, de modo algum, a fusão de 2 grandes clubes de futebol, tradicionais e independentes individualmente…

  32. Ricardo

    Eu achei que você fosse um idiota. Tinha certeza disso. Eu estava errado. Você é doente…

  33. Daniel Garcia

    nao sabia da existencia desse blog palmeirense e paulistano (recalcado como todos) mas, vim dar uma olhada!

    Foi só pra dar audiencia ou foi pra rir….Conseguiu o quie quera? Bom, entao concentre-se agora no seu timinho do bexiga e de imigrante que nao ganh naa a 15 anos …

    Quando tiverem uma torcida que faça pelo menos 1/5 do que a torcida do FLU faz podemos conversar, afinal, torcida é o maior patrimonio de um clube e FUCK OFF THE REST!

    Valeu prego paulista, pode censurar!

  34. Rafael

    Não, o carioca fica chateado porque acorda e dá de cara com a Marginal alagada. Maravilha deve ser pra vocês que acordam e dão de cara com uma das maravilhas do mundo moderno, né?
    E quantas cariocas o paulista fodão já pegou. Paulista, como é que é, todo carioca já comeu sua mulher!!!

  35. =OO=

    fusão perfeita é eu e a sua mãe seu trouxa

  36. Rafael

    Já deu pra ver a idiotice sem propósito que vc publicou, né, ex-jornalista em atividade?

  37. Rafael

    E o que quer dizer “despretenciosa”? Procurei no dicionário e lá não tem. Algum neologismo?

  38. Você usa drogas, na moral, velho safado

  39. Julio

    Comparar fluminense com botafogo é sacanagem …

  40. Ricardo

    O animal que escreveu essa merda defeca pela boca.

  41. Sergio

    A melhor saída seria pegar os autores da matéria e dos comentários imbecis e fuzilálos. Nunca li tanta M na minha vida. Ô povinho bunda!

  42. LucFlu

    Quer aparecer FDP… Coloca um caralho na boca e desfila em copacabana.. se merda escroto…

  43. Paula Donner Freitas

    Carioca é muito irritado, se irrita por viver na cidade mais favelizada do planeta. Se irrita pq vive com epidemias de dengue a sua volta. Se irrita pq quando sai de casa tem que ficar desviando das balas e dos mísseis. Se irrita pq quando vai a praia tem seus pertences roubados em arrastões cotidianos. Se irrita quando um turista toma um tiro na sua frente. Se irrita até quando os terroristas derrubam helicóptero. Relaxa cariocada, sorria que a vida é bela. Pensem que a vida no Haití, no Camboja e no Afeganistão é bem mais difícil que no Rio.
    Olha o boi cariocada, kkkkkkkkkkkkkk.

    • RG

      Paula, eu entendo esse teu recalque em relação `a Cidade Maravilhosa… …morei4 anos nessa imundície em que vc mora e sei o quão difícil é viver rodeado de merda bioando no Tietê e Pinheiros… …entendo que teu maior orgulho seja a ponte estaiada, principalmente à noite, ilumindad (só assim não prestamos atenção ao que está embaixo)… …entendo também, claro, a alegria de perder 4 horas por dia em engarrafamentos (isso se não chover… …fato raro ultimamente) pra tentar ir ao emprego (iso é o q vcs têm, emprego. Trabalhar é outra coisa…)… …só não entendo essa aversão aos cariocas… …TODA paulista ADORA um carioca. Eu digo TODAS AS PAULISTAS sonham em, um dia, sentir a pegada de um carioca… …por que, então, você foge à regra? …fiquei pesando bastante e a única conclusão a que cheguei é a seguinte: Vc deve ser uma baranga daquelas barangonas mesmo, deve ter dado mole pra um carioca, mas o cara ficou te zoando pela tua feiura… …assim nasceu esse ódio… …liga não… …mas eu fiquei ainda comuma dúvida: quantas arrobas você pesa?

      • Paula Donner Freitas

        Sobre merda boiando no Tietê ou Pinheiros, não há muita diferença pra algumas lagoas aí do RJ. E não me contaram não , eu sei pq já estive aí. Aliás, paulista vai muito fazer turismo aí no RJ. São os paulistas que sustentam o turismo de todos os estados, inclusive do RJ, ou tu acha que os turistas do RJ, da Bahia e de Floripa são gringos? Maioria esmagadora são paulistas que vão e pagam o salário de vcs todo mês. RJ não tem nada que provoque recalque em SP. Aqui temos os melhores restaurantes, teatros, gastronomia, temos ótimas praias a menos de 80 kms da capital, como Santos e Guarujá. Até um Cristo Redentor tem no interior de SP na cidade de Sertãozinho, e maior que o Cristo aí de vcs.
        Sobre orgulho de SP, há milhões de motivos pra se orgulhar de nossa cidade, eis alguns:
        Maior, mais populosa e mais rica cidade do Brasil. Capital industrial, economica e cultural do Brasil. Sim cultural, sede de quase todos os blogues, sites e TVs a cabo. Sede de 8 das 9 maiores TVs do Brasil, e a única que tem aí no RJ (globo) construiu sede geradora também em SP e tem 90% do seu mercado publicitário, faturamento e business aqui na Paulicéia. Orgulho de paulista é saber que nossa cidade trabalha e carrega esse país, saber que nossa cidade tem a terceira maior bolsa de valores do mundo, à frente da bolsa de Nova York e Tokyo, saber que a nossa cidade é a campeão de eventos culturais nas Américas, à frente de Nova York e Los Angeles, saber que se nossa cidade fosse um país seria a 47ª maior economia do mundo, saber que nossa cidade sozinha tem economia (pib) maior que 153 países, dos 200 existentes. Sobre minha aparencia física, me procura no twitter ou orkut. Sou alta, magra, loira, olhos verdes, mas não sou pra bico de carioca. Também tenho uma dúvida, vc é corno como 99% dos cariocas, ou vc faz parte do 1%?

  44. Luiz Carlos

    O Fluzão realmente incomoda á estes pseudos Jornalistas de merda de São Paulo.

    Estes Timecos de São Paulo, mestres em serem Campeões no apito, estão loucos em ver o mal do Flu, mas não conseguirão, podem ter certeza!.

    Quanto á você Avallone, se fosse alguèm para falar de Esporte, não teria perdido seu trabalho na Rede TV.
    Deixe de ficar bosteando com os Clubes do Rio de Janeiro, fale dos Clubes Paulistas, que deve ser quem o paga para escrever tanta besteira !

  45. Edie

    Uma pergunta: o Acre existe mesmo? Estado sem importância, sem expressão, pensava que só tinha mato e bixo ai, agora sei também que tem uns matutos que não devem ter dinheiro pra se mudarem pra uma cidade habitável e continuam morando ai, cagando no mato e limpando o rabo com folha. Quem é o acreano pra tirar onda com carioca? Faça-me rir, te enxerga seu matuto!
    Outra coisa, que idéia idiota essa do blog ein, tem nada melhor pra escrever não? Começa a escrever sobre culinária ou fofoca sobre famosos, porque de futebol tu não sabe nada!

  46. João Paulo

    Tem razão, inclusive seu Palmeiras deveria se fundir com o Santos, pois ambos além de estarem ano após ano perdendo torcida pro SCCP e SPFC ambos estão em franca decadência, o Santos ainda tem uma pequena esperança com Luiz Alvaro, mas com o Belooser no comando de seu timeco de colônia de porcos pode esperar que daqui para frente é só decadência.

    As crianças nas escolas paulistas já dizem: “quero torcer pro Corinthians ou pro São Paulo”… Palmeiras a cada dia perdendo torcida, nao dou 20 anos para esse clube tornar-se o novo Guarani

    não fosse a Parmalat (Pelé palmeirense) já teria falido esse timeco verde horroroso.

  47. Opinião é para ser respeitada. Eu discordo. Acho completamente ridículo a proposta de fusão. Torcedores de Flu e Botafogo não se “curtem”. Aliás, a rivalidade carioca está acima disto. Vascaíno “odeiam” flamenguistas, tricolores e botafoguenses; Flamenguistas “odeiam” tricolores, botafoguenses e vascaína; tricolores “odeiam” flamenguistas, vascaínos e botafoguenses; botafoguenses “odeiam” o time que têm e, também, os flamenguistas, os tricolores e os vascaínos.

    O que você propôe é a “prostituição” da paixão, é a eliminação de dois clubes espetaculares numa aberração. Se vivesse no Rio, entenderia que tal opinião foi “escrota”, embora tenha sido baseada num relato de um pseudo-botafoguense.

    Respeito a sua opinião, mas discordo veementemente. Bizarra.

    • Neto paraguaio

      ô tonto, seu time leva de 5 do “framengo” e ainda acha que é time grande. Repito: fusão ou extinção. Vai comer biscoito “grobo” na praia, rapá…

      • Inveja é foda.

        O meu time perdeu quando “podia” perder. Neto paraguaio me parece um “sujeito” do tipo que adora “gozar com o pau dos outros”.

        E biscoito “Globo” é muito bom! É melhor comer na praia do que na Estação da Luz, né?

      • Neto paraguaio

        A diferença entre o seu timeco e os times grandes é que enquanto estes podem perder e mesmo assim ainda tentar ser campeão, o flumi (nense? fogo?) pode até conseguir escapar do rebaixamento. Ô caboclo, volta para a realidade. O seu time quase foi rebaixado no brasileirão. E tira o pau da boca para falar comigo.

  48. João Paulo

    Tem razão, inclusive seu Palmeiras deveria se fundir com o Santos, pois ambos além de estarem ano após ano perdendo torcida pro SCCP e SPFC ambos estão em franca decadência, o Santos ainda tem uma pequena esperança com Luiz Alvaro, mas com o Belooser no comando de seu timeco de colônia de porcos pode esperar que daqui para frente é só decadência.

    As crianças nas escolas paulistas já dizem: “quero torcer pro Corinthians ou pro São Paulo”… Palmeiras a cada dia perdendo torcida, nao dou 20 anos para esse clube tornar-se o novo Guarani

    não fosse a Parmalat (Pelé palmeirense) já teria falido esse timeco verde horroroso.

    Vcs dizem que prevalece os clubes de grandes torcidas… pois bem, por isso que no futebol paulista o futuro é de Corinthians e São Paulo, e não do Palmeiras, que perdeu muuuuuuita torcida nos últimos tempos.

  49. rafael botafoguense

    vomitei na metade do texto que coisa imbecil!!!!!

    ahahahhaha sinto compaixão do fdp mongolóide que escreveu esse texto fedorento e utópico.

  50. rafael botafoguense

    se unir ao fluminense é pior do que acabar!

    os tricolores também concordarão.Botafogo e fluminense é rivalidade porra!!!!! com isso não se brinca caralho,olha a história desses 2 times,são grandes por si só.

    clássico mais antigo do brasil,terceiro mais antigo das américas.

  51. zobaran

    ainda bem que falar merda não dá cadeia, hein!

  52. Neto paraguaio

    Sei não, mas acho essa cariocada um bando de afrescalhado. Os caras só sabem falar em praia, que têm isso e aquilo, mas não sabem ler e escrever. Nóis é caipira mas num é jacú.

  53. Giggio Broggi

    Hahahaha…Flumifogo é boa!! Pena que já nasceria endividado até o pescoço.
    Eu acho que o América poderia entrar nessa fusão tb, mas daí o CADE pode intervir, não por haver concentração de mercado, mas concentração das dívidas, o que aumentaria muito o risco de calote nos credores destes clubes.
    Agora, teríamos que nos cuidar da manipulação de jogos. O time do eterno presidente da CBF junto com o time dos auditores do STJD, só pode dar confusão!

  54. Valeska travesti

    Sou travesti sim, carioca, muito bem resolvida e, por sinal, tenho muitos clientes aqui no Rio. Esse negócio de bala perdida é pura balela de paulistinha viado, maior caô. Aqui em Copa a coisa é diferente, faz duas semanas que ninguém morre disso. Viva o Rio ! Viva as Olimpíada ! Vou arrumar um bofe no Gala Gay e me mudar para Milão !

    • Neto paraguaio

      A mais nova torcedora do flumifogo. Se torcesse para o glorioso XV de Pinda e apanharia três dias seguidos.

  55. João Baldi Jr.

    Bem, é um conceito interessante, ainda que justificado de forma errada. O problema pros clubes cariocas não é o tamanho do mercado e sim a forma de gestão do clube. Dizer que não existe espaço pra 12 grandes no Brasil é um erro, o que não existe mais é espaço pra clubes administrados de forma amadora, como acontece no Rio.

    Com um modelo de gestão correto um time de qualquer estado (incluído aí o Acre, claro) poderia ganhar destaque no futebol nacional. Qualquer estado pode ter quatro grandes, se eles forem bem administrados. Nesse caso a forma como você lida com o mercado é tão ou mais importante que o tamanho do mercado.

    E bem, fico chateado de ver uma discussão interessante ser nublada pelo clássico bairrismo de sexta série estilo “somos cariocas e temos praia” x “somos paulistas e levamos o país nas costas”. Ainda que as piadas tenham sido engraçadas, verdade.

  56. Icaro - RJ

    Sou português, mas moro no RJ desde que tinha 3 anos, e aprendi a amar meu Mengão.
    Porém reconheço que as péssimas administrações do futebol carioca o colocou em um buraco sem volta. O título do ano passado do Mengão, na minha opinião, foi histórico, pois ganhamos com um time meia boca. Sorte?? Incompetência dos demais?? A fragilidade do futebol brasileiro?? Sim, de tudo um pouco. Porém, não tenho muitas esperanças daqui pra frente, a não ser ganhar o carioca e algumas copas do brasil (graças a Deus classificam-se 5 pra libertadores desde 2000, ano em que os clubes do RJ – vulgo MENGÃO – começaram a brilhar na Copa do Brasil). Mas antes de terminar, acho que o Corinthians, Atletico MG e Santos estão no mesmo buraco que os clubes do Rio.

  57. O Mafioso

    O Rio tem 4 e Sao Paulo só tem 3. Chora, paulista!

  58. alan

    q discussao idiota!o eixo rio-sp eh uma merda!op bom mmsm eh MG!

  59. Pingback: A festa acabou « Blog dos Avallone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s