Futuro mexicano ou americano, interrogação

Não, não é a nova camisa do Corínthians nem do Brasiliense. É do Monarcas Morelia, time mexicano com maior número de patrocinadores da América Latina, 13, segundo o periódico mexicano El Economista. O clube com menor número de patrocínios na liga mexicana, segundo o estudo, é o Chivas com 3. Clubes de lá se gabam das receitas geradas, que chegam a ultrapassar USD 15.000.000,00. Já os torcedores, tenho dúvidas se se orgulham do visual. Quero crer que não, mesmo sendo mexicanos.

Pensamento norte americano é distinto. A mesma reportagem destaca:

“En Estados Unidos han entendido que una buena estrategia no es tener demasiados patrocinios, sino saberlos administrar. Por eso tienen uno o dos patrocinadores por playera (camisa). Ellos entienden que con ello se dispara más el merchandising”

De fato, tenho a impressão que clubes perdem credibilidade, identificação, com excesso de patrocinadores. O escudo do time fica em segundo plano. Mera opinião, despretensiosa. Sou do tempo em que camisa tinha apenas uma marca. Eram identificadas com a camisa da Coca-Cola, camisa da Fiat, Lubrax, etc. Ultrapassado? Americanos dizem que não. Prefiro marketing americano a mexicano.

Será, por exemplo, que um torcedor com um mínimo de bom senso vestiria com orgulho a camisa utilizada pelo Corínthians em 2009. Batavo, Bozzano, Baú, Panamericano, Avanço (só vestiria se contivesse o logo de Lellis Trattoria Campinas, estacionamento gratuito). Duvido que Silvio Santos, durante seus passeios em Celebration, na Flórida, vestiu.

Qual será a tendência brasileira?

Não sei, mas destaco uma peculiaridade em relação ao patrocinador do Timão em 2010.  Com 5, 6 marcas, 1 ou 2 sempre será mais lembrada. Como todas serão da Hypermarcas, para ela, tanto faz. Da mesma forma, se alguma marca se mostrar ofuscada, basta trocá-la. Para o patrocinador parece uma boa estratégia. Natura, da mesma forma, poderia fechar com algum clube e espalhar nomes dos cosméticos pela camisa inteira. Não duvido que essa moda pegue.

Espero que não.

Por Primo Argentino

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Sem categoria

5 Respostas para “Futuro mexicano ou americano, interrogação

  1. MENGÃO-THE BEST

    Mais um assunto totalmente irrelevante. Pelo andar da carruagem, e pela total falta de pauta do autor do blog, o citado blog, logo logo passara a ser chamado de ” Que baita tedio Futebol Clube.
    E TENHO DITO!!!

    Mengão. Agradecemos muito por acessar. Mas se porventura não estiver agradando a vc, não hesite: deixe de acessar. Leia o trivial. Lance, Gazeta Esportiva, Globo Esporte etc. Eles são especialistas em “criar” notícias e assuntos. E tenho dito.

    • MENGÃO-THE BEST

      MEU CARO HERMANO, SE POR VENTURA VOÇÊ FICOU MELIDRADO COM MINHA SINGELA CRITICA CONSTRUTIVA, SINTO INFORMAR QUE TERÁS DE VIVER COM ELA. QUANDO, E EU DISSE QUANDO, MEU NOBRE E LATINO AMERICANO AMIGO FOR MERECEDOR DE ELOGIOS, NÃO HESITAREI EM FAZÊ-LO. É ASSIM QUE FUNCIONA. AGRADOU? ELOGIOS. TEXTOS MAÇANTES E MAL FORMULADOS? CRITICAS CONSTRUTIVAS.
      E TENHO DITO!!!

  2. Biriba de Sorocaba

    Só o Corinthians mesmo. Estão fazendo uma palhaçada em nome da libertadores. Quero ver se não ganharem. Aí sim vou dar risada.

  3. Pingback: Que venha a Libertadores « Blog dos Avallone

  4. Pingback: Vem aí o genérico… « Blog dos Avallone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s