Profissionalismo S.A.

A pedidos, alguns comentários (despretensiosos) sobre as receitas de grandes clubes de futebol do Brasil de acordo com os balanços publicados. O ano é 2008.

Destaques:

(i) Embora muito criticada por Juca Kfouri, blogdopaulinho, Sócrates, e tantos outros torcedores que não são convidados para os churrascos de final de ano, a atual administração corintiana ao menos tenta ser transparente. Publica demonstrativos trimestrais, algo praticado apenas por sociedades de capital aberto (que são obrigadas pela CVM);

(ii) $ 27.000.000 arrecadados com área social, incluindo-se anuidades do programa sócio torcedor. Inter;

(iii) Receita bruta de $ 157.000.000. Maior. São Paulo;

(iv) $ 30.000.000 da televisão. Maior. Palestra. Bons tempos;

(v) Receita bruta na casa dos $ 60.000.000. Santos, Fluminense (com final em libertadores e tudo) e Galo. Muito pouco para serem chamados de grande.

(vi) $ 8.000.000 da Petrobrás. Flamengo. Metade da verba de patrocínio do Palestra.

Deveria destacar a arrecadação do Flamengo ($ 21). Mas tenho dúvidas. Para quem participou da libertadores e diz ter a maior torcida do mundo, parece pouco, se comparada a Palmeiras ($17,5), então fora da competição sulamericana, e Corínthians ($16,5) na segundona. Em 2009, apenas com libertadores, o Palestra arrecadou $4,5.

Abaixo, por ordem alfabética

Atlético-MG

Corínthians

Cruzeiro

Flamengo

Fluminense

Inter

Palmeiras

Santos

São Paulo

Os demonstrativos foram publicados na imprensa oficial dos respectivos Estados. Se alguém quiser confirmar as informações, busque no google.

2010 promete mudanças relevantes. Palestra, de forma negativa. Corínthians e Flamengo, positiva.

Por Primo Argentino, área de finanças do blog

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Sem categoria

2 Respostas para “Profissionalismo S.A.

  1. RedBlack

    Balanços, receitas, resultados … muito bem, mas o que importa mesmo é o balanço da rede, a receita da vitória e os resultados esportivos. Avallone, cadê a bola?

  2. Eduardo M

    Voce cometeu um enorme equivoco no caso do Flamengo 2008. As receitas da Petrobrás foram de R$ 15 milhões. Uma parte é classificada como MARKETING e a outra em PATROCINIO. Qualquer dúvida , meu caro , pergunte na Gavea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s