Globoesporte.com: “Líder no Brasil, Fla teria média de público discreta nas principais ligas da Europa”

O post de ontem “A mais apaixonada do Brasil” rendeu muita discussão. A torcida do Flamengo não se conformou com o título dado à torcida do Galo.  Alguém por aí disse uma vez que “um dia a gente ganha, em outro a gente perde”. O intuito não era esse, mas os flameguistas se sentiram menosprezados. Os rubro-negros argumentaram que são a maior torcida, a mais querida, que sua média de presença no Maracanã é impressionante etc. Um dos flamenguistas chegou a dizer que em 1980 o clube teve uma média de público de 66 mil, algo que ninguém sonha em fazer novamente.
Então leiam a matéria abaixo, publicada pela imparcial e “carioca” Globo, e vejam que a torcida do mengão (assim como todas as outras do Brasil) tem que comer muito arroz com feijão para impressionar o mundo do futebol. O único índice que pode impressionar é o de não pagantes. “Aí sim”, diria Zagallo.
.
Do site globoesporte.com

Considerada o 12º jogador da equipe, a torcida do Flamengo mais uma vez teve papel importante em uma conquista do clube. Nos jogos em casa, a média de público no Maracanã foi de 40.036 pessoas. Principalmente na reta final da competição, os rubro-negros compareceram em peso ao Maior do Mundo e deixaram os concorrentes para trás. O show dado nas arquibancadas rendeu aos torcedores do Fla o prêmio “Torcida de Ouro”, dado pela CBF.

Apesar de líder no Brasil na média de torcedores nos jogos em casa, o Flamengo não ficaria em uma posição de muito destaque se comparado com os principais clubes das maiores ligas da Europa (Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Portugal e Holanda). O Rubro-Negro ficaria apenas na 29ª posição, atrás até de equipes não muito tradicionais.

Considerando o levantamento da temporada 2009/2010 (que ainda está em andamento), o Barcelona de Messi e Ibrahimovic seria o primeiro lugar, com média de público de 84.165 pessoas por partida. Grande rival dos catalães, o Real Madrid de Kaká e Cristiano Ronaldo está em terceiro lugar. Perde para o Borussia Dortmund: 75.600 contra 75.947 dos alemães.

Ingleses e alemães, aliás, aparecem bem posicionados na lista. Dos 29 primeiros, 16 clubes são destas duas ligas. Uma das vantagens das equipes da Europa é que no continente é muito comum os torcedores comprarem carnês com ingressos para todos os jogos da temporada. Diferentemente do que acontece no Brasil.

Confira o ranking de média de público em casa das principais ligas do mundo:

Posição Clube País Média de público em casa
Barcelona Espanha 84.165
Borussia Dortmund Alemanha 75.947
Real Madrid Espanha 75.600
Manchester United Inglaterra 75.038
Bayern de Munique Alemanha 69.000
Schalke 04 Alemanha 61.195
Arsenal Inglaterra 59.840
Hamburgo Alemanha 55.709
Internazionale Itália 52.948
10º Olympique de Marselha França 48.795
11º Borussia Mönchengladbach Alemanha 48.425
12º Ajax Holanda 48.292
13º Colônia Alemanha 48.188
14º Eintracht Frankfurt Alemanha 47.625
15º Manchester City Inglaterra 46.173
16º Benfica Portugal 44.750
17º Hertha Berlin Alemanha 44.629
18º Feyenoord Holanda 44.000
19º Milan Itália 43.926
20º Liverpool Inglaterra 43.872
21º Napoli Itália 43.223
22º Sevilla Espanha 42.318
23º Atlético Madrid Espanha 41.600
24º Chelsea Inglaterra 41.474
25º Nuremberg Alemanha 41.255
26º Stuttgart Alemanha 41.188
27º Sunderland Inglaterra 40.875
28º Valencia Espanha 40.333
29º Flamengo Brasil 40.036
Anúncios

18 Comentários

Arquivado em Sem categoria

18 Respostas para “Globoesporte.com: “Líder no Brasil, Fla teria média de público discreta nas principais ligas da Europa”

  1. Pingback: Globoesporte.com: "Líder no Brasil, Fla teria média de público discreta nas principais ligas da Europa"

  2. RedBlack

    Espanta-me como o Flamengo consegue ficar em 29. lugar, sendo um clube em uma cidade cheia de atrações, comparando com as cidades européias citadas, onde não há nada a se fazer, a não ser o turismo básico que se faz uma vez. Nestas cidades, o programa realmente é ir assistir futebol nos estádios. Penso que os times de São Paulo deveriam ficar muito à frente dos times do Rio, pelo mesmo motivo.

    Redblack, pelo jeito vc nunca visitou a Europa. Paris, Barcelona, Madrid, Londres não possuem atrações turísticas. Deve ser por isso que a França recebe 40MI de turistas por ano. Como você é um cara sarrista, vou entender esse comentário como brincadeira.. Primo Argentino.

    • RedBlack

      Agora entendi! São os turistas que visitam Paris, Barcelona, Madrid e Londres que enchem os estádios!

      Deixa pra lá.

  3. Farias

    Sou flamenguista e essa informação não me espanta. A profissionalização do esporte (dos clubes, inclusive) na Europa faz toda a diferença. Sem falar nas diferenças de ordem econômica do público pagante. No Brasil, parte significativa dos torcedores tem baixo poder aquisitivo. Ser sócio de clube não traz benefício algum. Fico a pensar se os europeus teriam essa dedicação se vivessem na mesma realidade que os brasileiros.

  4. SergioBR

    Sem contar que lá funciona o esquema do carnê. A cultura é outra completamente diferente, sem contar o poder aquisitivo. Não dá nem para comparar a Europa com o Brasil né?

    P.S.: quem falou da média de 66 mil pagantes ddo Flamengo fui eu, e que nenhum clube BRASILEIRO sonharia em alcançar essa média.

    SérgioBR

    Foi só para dar uma provocadinha.

  5. SergioBR

    Mais uma coisa tem que ser dita, se o Flamengo tivesse uma administração séria poderia ter um esquema parecido com o do Internacional. Se não me engano o Internacional sempre “garante” 30 mil torcedores no Beira Rio devido aos mesmos serem sócios do clube.

  6. SergioBR

    O Atlético PR tentou implementar o esquema do carnê nos jogos do “Furação” nos campeonatos brasileiros anteriores. Se não me engano foi um fracasso. Foram vendidos 12 mil carnês apenas. Não é cultura do brasileiro comprar carnês.

    P.S.: se minha informação estiver incorreta favor corrigí-la.

    SérgioBR

    Não sei se é verdade, mas 12 mil carnês é muito. Deve ter sido 12 carnês.

    • sergio lima

      Xara, incrivel, concordo com seus tres textos. Acho que o Flamengo e o Corinthians poderiam sim ter carnes e venderiam. O problema para nao terem e’ o nao respeito de numeros numerados. Em alguns lugares da europa os carnes sao feitos de forma as pessoas poderem colecionar. Eu mesmo tenho uma colecao de ingressos dos anos setenta e oitenta que e’ sensacional. Imagine o que poderiam fazer hoje? A molecada iria babar. Da pra fazer tanta coisa, Sergio. O Brasil e os torcedores serios brasileiros merecem mais. Ou vc acha que vc nao deveria ser melhor tratado no Marcacana? Ou voce gosta de saber que milhares de pessoas entram em TODOS OS JOGOS do Flamengo sem pagar ingressos? O Flamengo merece seu proprio estadio para oitenta mil pessoas. Garanto que lotam todos os assentos se for tudo feito como se deve. E parece que existe mesmo uma empresa americana interessada em comprar o futebol do Atletico, Bahia,Corinthians e Flamengo e que ja de cara querem consruir um estadio novo para o Fla e para o Timao. Vamos ver. Abracos.

      • SergioBR

        hahahahahahaha… Concordamos em uma, irmão. Realmente, dá pra se fazer muita coisa. Falta organização realmente. O brasil realmente está muito atrasado ainda em termos de negócios que giram em tornno do futebol.

      • RedBlack

        O Flamengo já tem um estádio para 80 mil espectadores. Fica na Radial Oeste, do Rio.
        E se o americano vier comprar o Flamengo, manda ele trazer o Fort Knox.

      • sergio lima

        REDBLACK, voce e’ tao no’ cego que nao entende que o FLAMENGO paga para jogar no tal Maracana. Onde diga-se, e’ roubado em todas as partidas. Adoraria que alguem somasse a quantidade de pessoas que entrou de graca para ver o seu Flamengo, nao me asustaria se o numero fosse proximo de cem mil pessoas. Cem mil que roubaram o seu Flamengo. Se o estadio fosse dele eles receberiam todos os lucros, inclusive os destes malandros das carteiradas. Assim como o Sao Paulo, que todo ano fatura muito com um velho e ultrapassado Morumbi. Imagine uma arena gigante e moderna para o Flamengo mandar seus jogos e fazer todos os tipos de promocoes comerciais. Mas vc e’ muito cabecinha para entender isso, ne’ REDBLACK? Por causa de caras como vc que os caras se aproveitam do Flamengo. Vc devia ter vergonha.

        Tomô?

      • RedBlack

        Se mesmo com os caras roubando a gente nós somos hexa, imagine se nào roubasse! Viva o Simon!

  7. Patrick

    Nós (torcida do Flamengo) somos a melhor mesmo. Num país de terceiro mundo, com um poder aquisitivo muito inferior ao europeu, violência, desorganização, etc, ainda somos o 29º colocado do mundo! Excelente!

    Será que estes mesmos times que estão no topo, teriam esses mesmos desempenhos aqui no Brasil.

    Nós somo fodas!!!!

  8. Luiz Antônio

    Flamengo em 29º colocado em público (atrás até do Sevillha que é uma cidadezinha minúscula)…. Mas… e em arrecadação???? Provavelmente os times brasileiros ficariam vergonhosamente bem mais atrás no ranking!

    Luiz Antonio

    Em termos de arrecadação o primeiro dos brasileiros deve ficar em 267º lugar. Os clubes brasileiros só ganham no quesito não pagantes. Aí sim, o Flamengo ganha de qualquer um.

    • Luiz Antônio

      Vergonhoso, não é mesmo??? 267º??? Ainda somos um país de terceiro mundo em termos de saber explorar as marcas no mundo do futebol e negociar com as TV´s (diga-se, Globo), que acabam por explorar nossos clubes. Abrs.

  9. Fernanda

    Putz… Desculpa, mas tá comparando realidades completamente distintas. Primeiro, o europeu com o brasileiro. Que eu saiba o torcedor europeu médio não toma cacetetada, bala de borracha ou gás de pimenta na cara pra entrar no estádio. Os sistemas de venda de ingresso são anos-luz mais avançados e a variedade de estádios sensível, sem contar o poder aquisitivo do torcedor, né?
    A maioria dos times lá não é desmontado, os administradores são responsáveis pelos atos e contratos que afundam os clubes.
    Olha, achei um equívoco tremendo você querer dar o tom para comparar uma realidade que infelizmente está distante do futebol brasileiro inteiro, não só do Flamengo.
    Eu acho que isso não devia servir pra provocar a nossa torcida, esse é o rumo errado. Acho que seu post deveria alertar para o fato de que o clube de maior torcida do mundo está nessa posição. Te pergunto: e os outros, onde aparecem?
    Ah, você ter 8 mil não pagantes em uma final que comportou cerca de 90 mil pessoas? Fala sério.

  10. daniel

    comparação sem lógica

  11. Pingback: Qual a melhor torcida do Brasil, interrogação « O Blog dos (ex) Avallone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s