Fusão Botafogo/Fluminense

O mercado imobiliário, por exemplo, não comporta tantas empresas listadas na Bovespa. Fusões e aquisições, ou M&A (termo mais bonito), é frequente. Outros setores devem seguir mesmo caminho. Tivemos exemplos em 2009, com Bancos (Itaú/Unibanco) e empresas de varejo (Pão de Açúcar/Casas Bahia, Americanas/Submarino). Tendência para 2010, diz meu amigo Guirao, especialista no assunto.

Penso que o futebol não irá escapar. 4 equipes numa mesma cidade, por exemplo, vai se tornando inviável. Mercado saturado. Não existe similaridade no mundo desenvolvido. Real y Atlético de Madrid, Milan e Inter, Yankees and Mets. São Paulo tem 3, no limite. Lembro que Santos é time do interior.

Tudo isso para chegar numa sugestão, que reputo em harmonia com cenário atual. Fusão Botafogo e Fluminense. Nas palavras de meu avô Tota, seria o equivalente a juntar os trapos (literalmente). O Flu não tem onde jogar, mas tem boa estrutura de base. O Botafogo, que não revela ninguém,  ao menos tem estádio. Doação ou não, o Engenhão é do Fogão. Duro é mantê-lo. Não podemos crucificá-los por isso. Até porque diiiizem que o tricolor paulista recebeu o morumbi da mesma forma. Mas isso é outra história (deixa pra lá).

As torcidas juntas, hoje, não superam a do Vasco, segundo informações do wikipedia. A longo prazo, a perspectiva é aumentar a distância. Com a fusão e o trabalho de marketing, isso poderia mudar. Presenças ilustres no estádio. Já imaginaram a dupla Chico Buarque e Agnaldo Timóteo, interrogação. Parem as máquinas. Mais torcida,  exposição, rendas, mais lembranças do passado. Aliás, salvo engano, Botafogo e Fluminense são as equipes do Rio com o passado mais brilhante (não há brincadeira nisso). O hino do Fogão, em minha opinião, é o mais bonito do Brasil (sugiro mantê-lo).

Poderiam ao menos lutar por vaga na Sulamericana, em vez de lutar para não cair todo ano (com direito a comemoração, exclamação). Quase acertamos. Modestamente, ideia fantástica. Não sou Robério de Ogum, mas pelo histórico dos últimos anos o futuro para as duas equipes, se se mantiverem independentes, tende a ser cruel. Olhem a Portuguesa, o Ameriquinha, o Jabaquara. Pensem nisso. Sociedade Esportiva Rio de Janeiro parece um nome adequado.

Por Primo Argentino, economista

Anúncios

42 Comentários

Arquivado em Sem categoria

42 Respostas para “Fusão Botafogo/Fluminense

  1. Cajuru

    Pois é meu caro amigo parcialíssimo palestrino e não jornalista, pois pra mim jornalista deve ser imparcial e coerente, quem sabe assim você conseguirá comemorar um títluo não, pois sozinho tá complicado do cavalo paraguaio verde amarelão ganhar, teria que se fundir com os demais para não se fu… no futuro.
    Meus Deus, interrogação, exclamação, virgula, seja mais profissional e pare de meter a boca nos demais times, pois a não há diferença nenhuma entre o seu Palmeiras e por exemplo o Avaí, pois os dois vão disputar as mesmas coisas ano que vem, ou seja, estadual, sulamericana, copa do Brasil (Meu Deus) e brasileiro, mesmo tendo a certeza que o Avaí pelo menos vai garantir o estadual né e o seu todo glorioso cavalo paraguaio verde amarelão????

    Cajuru

    Ensine-me mais sobre imparcialidade.

    • Cajuru

      Rápida e curta, imparcialidade seria sinonimo de profissionalidade, coisa que para você deve ser desconhecida pelo jeito, por isso os fracassos com certos programas de esportes.

      Cajuru

      Para ser imparcial tenho que escrever o que você quer ler? É o que parece.

    • LEO

      QUEM É AVALONE??? NUNCA OUVI FALAR…SE FOR ESSA BIXA VELHA COM BOCA DE BOQUETE AI DO LADO, FAÇA-ME O FAVOR…BIZARRO….

  2. Luis Carlos

    Prezado Avallone,

    Em São Paulo, temos três times grandes, no limite como disse.
    O Palmeiras atualmente é 3º time, e corremos o sério risco, sério mesmo de nos tornar a nova Portuguesa.
    Help…
    Parem as máquinas….
    O Palmeiras só sairá de onde está se todos nós nos unirmos. Atualmente a oposição procura fragilizar a situação, mas na verdade está é fragilizando o Palmeiras como um todo. O ego de cada um está falando mais alto.

    Vamos nos unir palestrinos….

    Luis Carlos

    Não seja cruel com o Santos. Embora do interior, é considerado por muitos como time grande.

    • RedBlack

      Gostei da sugestão, a Portuguesa poderia incorporar o Palmeiras e assim tentar sair da 2a. divisão, e além disso disputaria a Copa Sulamericana. Seria bom para as duas torcidas, pois a “PortuPal” com certeza seria campeã da 2a. divisão. Para o Palmeiras teria muito valor agregado, aderente à estratégia do verdão. pois valeria como Bi-campeão da 2a. divisão, além de poder usar o belo estádio do Canindé para mandar seus jogos. Como upside, a torcida do novo clube seria o dobro do tamanho atual de cada uma isolada, garantindo um belo cashflow nos anos futuros. Esta idéia tem tudo a ver com a sustentabilidade do futebol, pois os tempos estão mudando e ajudaria a diminuir a pressão corporativa. Sabe aquela história de “atirou no que viu e acertou no que não viu”? Foi o que aconteceu com este post do Primo Argentino.
      Não é que neste blog também tem gente de boas idéias?
      Eu apóio!

      RedBlack

      Você novamente tem razão. Se o Palmeiras continuar desse jeito o melhor a fazer é se unir à Portuguesa. Os palmeirenses esperam que o Beloser (como já vem sendo chamado o presidente Belluzzo) leia seu comentário.

  3. pedro

    com que autoridade você fala isso de duas das grandes instituições centenárias do futebol brasileiro?
    todos os clubes, do rio, são paulo, minas e ect tem grande importancia na historia do futebol brasileiro.

    mas você… bem você um dia vai morrer junto com sua mediocridade e insignificancia, e ninguem vai lembrar que você botou os pés nesse mundo. Agora esses clubes centenários, que fazem parte da historia do brasil, são eternos, assim como os outros grandes clubes brasileiros, caso um dia você vir resolver abrir essa boca suja de novo pra falar outra burrice, viveram para sempre.

    Pedro

    Lembre-se. Democracia e liberdade de expressão.

    • pedro

      acho que você não entendeu o significado de “autoridade” na minha frase – “Valor pessoal, importância “.

      liberdade todos temos, e e com essa mesmo que vim discordar do seu ponto totalmente desnecessário e que não agrega alem de provocar os outros.

      libertade anda de mãos dadas com o respeito ao próximo. e seu artigo acaba de sair do campo da libertade e bater na porta da moralidade, etica e do respeito que você deveria ter por milhares de torcedores destes clubes.

      é ignorancia minha, mas o corinthians também não tem estádio, e o palmeiras, não revela ninguem. deveriam eles se fundir também ?

  4. carlos

    concordo com o pedro ali em cima, pelo visto o senhor está precisando de uma aula sobre liberdade de expressão, PRINCIPALMENTE vestindo essa falsa mascara de de jornalista.

    liberdade de expressão não é sair esculachando os outros por ai não amigo. isso dai é ofensa meu amigo… e pior, ofensa ainda mascarada com ironia, que é coisa de gente covarde.

    se você quiser realmente ser levado a sério, talvez seja melhor o senhor repensar isso nessa sua cabecinha de vento.

    ou então sai por ai na rua chamando são paulino de viado, corinthiano de pobre ladrão, gay de bicha, negro de criolo, e diz que é liberdade de expressão, provavelmente você vai levar um soco na cara, mas é melhor no que ficar aqui fingindo ser jornalista apesar que no fundo não é nada mais que um torcedor covarde vomintando um monte de opinião sem sentido nenhum.

  5. carlos

    concordo com o pedro ali em cima, pelo visto o senhor está precisando de umas aula sobre liberdade de expressão, PRINCIPALMENTE vestindo essa falsa mascara de de jornalista.

    liberdade de expressão não é sair esculachando e fazendo piadinha com o time dos outros… as suas piadinhas, ironiaszinhas, o senhor pode guardar pros seus amiguinhos,

    se o senhor quiser realmente ser levado a sério, talvez seja melhor o senhor repensar isso nessa sua cabecinha de vento.

    ou então sai por ai na rua chamando são paulino de viado, corinthiano de pobre ladrão, gay de bicha, negro de criolo, e diz que é liberdade de expressão, provavelmente você vai levar um soco na cara, mas é melhor do que ficar aqui fingindo ser jornalista apesar de que no fundo não é nada mais que um torcedor covarde vomintando um monte de opinião sem sentido nenhum escondido atras de uma pagininha na internet.

    Carlos

    Desculpe-me se em algum momento você ficou ofendido com algo escrito neste blog. É o máximo que consigo fazer por você. Mas não venha querer pautar o blog.

  6. Castor

    Isso é que é falta de assunto…

  7. IGOR CARVALHO

    pq vc não faz uma fusão do seu dedo com o seu cú ???

    Imbecil. Olha a idéia desse idiota.

    Igor

    Tenha respeito por favor.

  8. Bruno

    Avalone vtnc

    seu fdp, quem voce acha que é p diminuir a importância de duas das maiores instituições do futebol brasileiro.

    seu merda

  9. Marco

    Quem é roberto avallone ? ah tá. Encerro meu comentário.

    E quem é Marco, interrogação.

  10. Renato

    Avallone, por que não te calas?

  11. Fabrício

    Avallone, você é um MERDA, exclamação.

  12. marcio

    nossa cara vc e um lixo
    vc e tendencioso como a maioria dos comemtaristas de sao paulo so com uma diferença
    eles tem emprego
    que blog ridiculo bem fake mesmo
    vc Avallone pode se juntar a fila dos fracassados que assim como seu palmiras nao ta com nada

    Márcio

    De minha parte, tchau.

  13. Rodolfo Almeida

    eu até queria dizer algo, mas Carlos e Pedro Falaram por mim. Aceite as críticas e aprenda com elas, e respeito pelos times, pois o corinthians ja ficou 24 anos sem título, o Fla 17 anos sem brasileiro, o seu palmeiras está há uns bons 10 anos sem título de grande expressão e por ai vai. O meu Flu pode estar um bom tempo sem título de grande expressão, mas ganhou CB, finalista de sulamericana e libertadores e tem apoio irrestrito de sua torcida, idependente se vai cair ou não, diferente da do palmeiras, que brigando por títulos, a torcida bate em seus jogadores.

  14. MARIO

    ESSE HAVALLONE EXISTE, OU É INVENSÃO DA MÍDIA BURRA.

    Mário

    O Havallone não sei, mas o Avallone existe.

  15. Péricles

    Faça um fusão do teu Palmeiras com o SPFW: vai dar um porco viado…

  16. Andrei

    Onde o Sr. Avallone trabalha mesmo?

    Andrei

    CNT. Todo domingo, às 21h45. Programa “No pique”. Depois do pagodão.

  17. Rodolfo

    Já que estamos falando sobre fusão, é incrível o que a fusão da falta de assunto com a estupidez pode gerar… Avallone, faça um favor ao mundo e se cale para sempre, ok? Mas, antes, VTNC!

  18. Otavio

    Estive aqui pela primeira e última vez, deixe de ser imbecil, que assunto mais sem propósito.

    Otávio

    De minha parte, tchau.

  19. Fernanda

    Sei q não deveria comentar asneiras de urubus. De torcedor q vive de títulos inventados. Q depende da flapress e do fla-apito para conseguir algum êxito.
    Mas sei bem pq vc fez esse post:
    1) A arrancada do Flu na reta final ofuscou a campanha de times q lutavam pelo título, inclusive o seu.
    2)A briga em Curitiba na última rodada disputou a atenção do penta do flamengo.
    Então, a fusão de 1 + 2 deu muito mais manchetes que o título da marmelada! Quer apostar qto?!
    huahauhauhahauuauauauauuhaua

    Flamengo hexa?! Só se for équiça, como a maioria da sua torcida escreveria…

  20. RedBlack

    O Flamengo foi hexa em 2009. Vocês ficam discutindo apenas o tetra, de 87. Quanto ao penta e o hexa, não há discussão.

  21. tricolor

    Avallone,

    é deprimente ver um “profissional” de mídia sem qualquer talento ou habilidade para fazer o seu trabalho querendo chamar a atenção a partir de polêmicas descabidas.

    É patético toda vida mas, infelizmente, parece estar funcionando.

    Se esse é o caso, aproveito pra fazer a minha parte de “leitor indignado” sem culpa:

    Por que você não funde a sua boca com a sua bunda? Afinal de contas, as duas parecem já ter a mesma função de jogar merda mundo afora…

    Aceite o próprio conselho:

    Vai se “fundir”, Avallone!

    ST

  22. LEO

    VAI DAR ESSE CÚ VEIO PRA GOGOBOY BIXA LOUCA.

    Um Aurélio urgente por favor.

  23. RedBlack

    Porque voces tricolores, botafoguenses e palmeirenses não deixam este bate-boca e resolvem no campo, na sulamericana?

    • Não quero defender o palestra, mesmo pq sou jornalismo futebol clube, mas botafogo e fluminense não disputarão sulamericana. Redblack, está faltando um post seu, sempre imparcial, sobre o título do Flamengo. Pf evite condenações judiciais. De minha parte, tchau. Primo Argentino

      • RedBlack

        Aí vai meu post sobre o título do Flamengo, com apenas quatro letras:
        HEXA.

        RedBlack, post muito polêmico. Além disso, pode gerar processo. Melhor deixá-lo como mero comentário imparcial. Primo Argentino.

  24. Pingback: Painel dos Avallone « Blog dos Avallone

  25. Eduardo M

    A primeira vez que ouvi algo sobre essa ideia da fusão foi do então prefeito do Rio , César Maia , em 1998. O Fluminense caminhava rumo a terceira divisão e o Botafogo , apenas 3 anos após conquistar seu unico brasileiro , afundava numa crise terrivel. O estudo feito pelo Cesar Maia indicava até um nome provisório , o GUANABARA , com as cores verdes ( Fluminense ) e preta ( Botafogo ).

    Não vou entrar no mérito da fusão , se deve ou não ocorrer. Vou apenas tentar analisar o que sairia dela :

    – Um clube com uma torcida similar a do Vasco em tamanho no estado do Rio de Janeiro. Seria algo próximo a 3.5 milhões de torcedores , porém com uma vantagem enorme sobre o rival. As torcidas de Fluminense e Botafogo são muito concentradas nas classes de maior poder de consumo. Ou seja , mercadologicamente , seria uma torcida , uma marca , mais atraente que o Vasco.

    – Um clube com um dos melhores CTs de divisão de base do continente. Xerem tem oito campos oficiais , hotel concentração e toda a estrutura necessária para os jovens. Funcionando de forma efetiva há uma década , tornou-se um dos principais celeiros do país na década.

    – Um clube com um estádio moderno , cuja a capacidade irá de 45 mil para 60 mil torcedores.

    – Um clube com duas sedes sociais históricas , lindas e imponentes. A do Fluminense é mais bonita , européia , uma verdadeira obra de arte da arquiterura do começo do século XX. A do Botafogo , também imponente , localiza-se num importante eixo viário entre a zona sul turistica e o centro da cidade.

    – Um clube que terá como patrimonio um shopping center , localizado em anexo a sua sede de General Severiano.

    Seria logico imaginar também que esse futuro novo clube passaria a ter cotas de Tv mais elevadas. Tanto Botafogo quanto Fluminense estão no grupo 3 , com direito a um fixo de R$ 15 milhões pelo brasileirão e mais a parcela do pay-per-view correspondente ao consumo de seus torcedores. No carioca , a cota de cada é de R$ 5 milhões , contra R$ 8 milhões pagos a Flamengo e Vasco , cada um. Não seria dificil prever que o novo clube passaria ao grupo 1 no brasileirão , com cota fixa de R$ 21 milhões , e seria igualado a Vasco e Flamengo , com R$ 8 milhões pelo carioca.

    Também seria bem razoavel imaginar um pulo nas verbas de patrocinio. O fornecedor de material esportivo do Fluminense paga ao tricolor cerca de R$ 5 milhões por ano , enquanto que o do Botafogo , R$ 3.5 milhões. Não sei se uma simples soma dos valores seria possivel , mas que pelo menos uns R$ 7 milhões sairia ,ah isso sim.

    Os patrocinios de manga e peito/costas nas camisas também cresceriam de valor. A Unimed poderia até ser a master e se beneficiar dos espaços comerciais do Engenhão e no enorme terreno que o cerca.

    Mas algumas duvidas teriam que ser esclarecidas…

    – As dividas…
    – Laranjeiras ou General Severiano como sede ?
    – Hino ?

  26. Guilherme Q

    Só assim pra conseguir que alguém leia seu blog mesmo: escrevendo posts tendenciosos. Você pediu respeito com um leitor que lhe mandou “enfiar do dedo no cu” mas não teve o mínimo de respeito com as instituições centenárias que são Fluminense e Botafogo. Então respeite primeiro se quiser ser respeitado e pare de falar besteira, por favor. Pelo bem do Brasil…

  27. Paulo

    baseado em quais fontes você diz isso?
    você não entende nada de futebol. Não entende que se os clubes são o que são hoje, é porque tem uma história que foi contruída há décadas. Me baseando na “sua tese”, acredito que até o Flamengo e Corinthians devam se unir a alguém, certo? Pois nenhum dos dois têm estádio. Você deve pensar no que escrever, para não escrever nada errado.

  28. Aloisio

    Será que ninguém aqui entende nada de nada? A torcida do Fluminense supera os 10 milhões de torcedores em todo o Brasil. Como poderiam as duas torcidas (Flu e Bota) somarem 3,5 milhões?

    Vamos à matemática.

    Deixa ver se eu entendi. Dizendo que as duas torcidas somam 3,5 milhões, e assumindo que ambas estão empatadas, quer dizer que cada uma tem 1,75 milhão de torcedores, certo? Então, quando a torcida do Flu lota sozinha o Maracanã (80.000 pessoas), na verdade 4,57% de TODA a torcida do Flu está presente ao estádio?

    Acho que nunca li tanta baboseira em toda a minha vida.

    Aloisio. Qual órgão publicou esse número a que você se refere? O Instituto de Pesquisa Pó-de-arroz? 10 milhões de torcedores do Fluminense. Nem se juntar com os do Fluminense de Feira de Santana.

  29. Henrique

    Caro Avallone, aprendi que quem tem boca fala o que quer e o papel aceita qualquer coisa. Realmente você escreveu o que quis e as opiniões sobre o que você escreveu estão aí. Ao menos que você faça desse seu blog um site de humor, você deveria fazer uma auto análise e concluir o quão ridícula foi a sua proposta. Se sua idéia é baseada em desempenho, o que seria do Palmeiras, do Juventude, do Bahia, do Atlético Mineiro, do Santos, Grêmio, etc. que não ganham nada fazem pelo menos uns 10 anos. Agora, se sua proposta é baseada na torcida, o Fluminense tem a 10ª torcida do Brasil, portanto para você o campeonato brasileiro devia ser composto por duas chaves de 4, não é mesmo? Mas, se você pensa em mercado e dinheiro, o Rio de Janeiro é o segundo PIB do Brasil e a torcida do Fluminense por aqui, tirando o Framengo que é um time nacional, é a que mais consome e tem maior poder aquisitivo. Então, pense que reconhecer uma bobagem pode ser melhor do que diminuir sua credibilidade mantendo essa idéia de torcedor de botequim dotado de visibilidade, que é o que você está parecendo ser.

  30. CAIO

    QUEM E AVALLONE ESSA BIXA Q ADORORA CHUPA ROLA E DA O CÚ VAI TE FUNDER SUA BIXA ARROMBADA FAZ UMA FUZÃO DO SEU DEDO COM SEU CÚ SEU FILHA DA PUTA PALMEIRA MEU PIRU SUA ITANIANA DE CÚ ARROMBADO VAI TE FUDER SEU VIADO FILHA DA PUTA

  31. Gilson Alvarenga

    Porque não junta o Avalone e o Arruda?
    Porque seria o DIABO em pessoa.
    FLUSÃO 100%

  32. Francisco Pereira Junior

    Falando em fusão,que tal a fusão Avallone/Jumento!! O blog ficaria muito mais inteligente!! Huahuahuahua

  33. Pingback: E pelo Brasil… « Blog dos Avallone

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s